BPC: beneficiários precisam ir ao INSS atualizar CadÚnico?
Newsletter
Receba nosso informativo cadastrando seu e-mail aqui
Links Úteis
Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e teve o pagamento bloqueado ou precisa atualizar suas informações do Cadastro Único (CadÚnico) não precisa comparecer ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para reativar o pagamento ou atualizar os dados, já que o procedimento pode ser feito no Centro de Referência e Assistência Social (Cras).
Estão sendo notificados os beneficiários que estão sem inscrição no CadÚnico e os que não atualizaram as informações há mais de 48 meses e quem não regularizar a situação terá o pagamento bloqueado.
Além do comparecimento ao Cras, com relação ao bloqueio do BPC, para regularizar a situação o beneficiário também pode ligar para a Central 135 do INSS e informar que está atualizando o cadastro e, a partir dessa ligação, inicia a contagem de prazo para desbloquear o benefício em até 72 horas.
Segundo explicação do INSS, o BPC é regulado pela Lei Orgânica do Serviço Social (Loas) e o Ministério do Desenvolvimento Social é o responsável, com o instituto fazendo apenas os pagamentos.
O Ministério do Desenvolvimento Social informou que até esta segunda-feira (28) 200 mil pessoas se inscreveram no CadÚnico no Cras e regularizaram sua situação, porém quase 305 mil ainda precisam fazer o cadastro.
Para o beneficiário consultar se o nome está na lista para fazer inscrição ou atualização cadastral basta acessar o aplicativo Meu INSS e, com o número do CPF, fazer a pesquisa.
Com informações do INSS
Data: 30/10/2024
Compartilhar: