Currículo: veja as principais mentiras inventadas por candidatos
Newsletter
Receba nosso informativo cadastrando seu e-mail aqui
Links Úteis
O dia 1º de abril é marcado pelo Dia da Mentira, uma data conhecida por brincadeiras e pegadinhas ao redor do mundo. Contudo, no ambiente de trabalho, a prática da mentira pode ser prejudicial, especialmente durante processos seletivos.
Segundo uma pesquisa recente do Índice de Confiança da Robert Half (ICRH), cerca de sete em cada dez recrutadores (69%) admitiram já ter descartado candidatos devido a inconsistências ou até mesmo falsificações em seus currículos.
O levantamento revela que as habilidades técnicas e a experiência profissional são os aspectos mais comumente alterados nos currículos.
Detectar uma mentira pode gerar dúvidas sobre a credibilidade do candidato como um todo, minando a confiança na avaliação precisa de suas qualificações.
Entre as falsificações mais frequentes estão a exagero das habilidades técnicas ou conhecimentos específicos, identificado por mais da metade dos recrutadores (50,89%). Além disso, quase metade deles (48,13%) encontrou falsificações relacionadas a experiências profissionais anteriores, inclusive casos de fabricação de experiências.
A proficiência em idiomas também é um ponto frequentemente inflado nos currículos, conforme indicado por 32,68% dos profissionais de RH entrevistados.
Cerca de 29,92% dos recrutadores eliminaram candidatos por terem ocultado ou distorcido os motivos de sua saída de empregos anteriores.
Outros aspectos falsificados incluem histórico educacional (26,18%), conquistas pessoais ou profissionais inflacionadas (21,30%), períodos de emprego omitidos ou falsificados (20,98%) e falsas alegações sobre participação em projetos significativos (18,86%).
De acordo com o Diretor-Geral da Robert Half para a América do Sul, Fernando Mantovani, a melhor abordagem é investir na própria capacitação e aprimoramento profissional para garantir as competências necessárias para as vagas desejadas.
“Já vi profissionais de diferentes níveis hierárquicos perderem a vaga e a credibilidade por tentar iludir o recrutador. Isso acontece basicamente porque a descoberta de uma mentira coloca em xeque todas as demais verdades contadas”, afirma Mantovani "E no caso da falta de um ou outro requisito, a honestidade e a sinceridade também somam bons pontos".
Data: 28/03/2024
Compartilhar: